IDENTIDADE VISUAL

O Brasil é o segundo país no mundo a lançar produtos no mercado, só em 2014 mais de 1 milhão de empresas foram abertas no país, o que acaba saturando o mercado e trazendo uma enorme concorrência.

Logo, só o seu produto mesmo sendo de alta qualidade não garantem uma consolidação do seu negócio, assim, o empreendedor tem que trazer algo de diferente, inovador e criativo, você para de vender um produto e passa a vender um conceito uma marca.

É mas, existe um perigo aí, o conceito pode ser facilmente mal interpretado pelo público alvo, é necessário auxílio visual, o que seria um resumo de toda história de uma empresa.

Você não compra um produto você compra uma marca, os produtos podem ser copiados ou até se tornarem obsoletos, a marca é única e eterna, e é isso que significa criar identidade visual.

O melhor exemplo para isso, é a afirmação que o ser humano pensa visualmente, ao contrário do texto as imagens são assimiladas e depois analisadas, ou seja, você consegue através das imagens gravar as informações com mais facilidade na memória do seu cliente.

Criar identidade visual eficiente pode trazer para sua empresa um real crescimento, os produtos disputam entre si 24 horas por dia nas gôndolas de mercados, nas revistas e outdoors e a identidade visual ajuda o cliente na hora da escolha, traz os estímulos necessários para que o cliente sai da zona de conforto e adquira algo novo.

A identidade resolve a questão de como criar uma marca, mas para isso é necessário aptidões científicas, técnicas e teóricas para a produção de uma boa identidade, o profissional que irá criar a sua identidade visual precisa entender a sua necessidade, seu produto e conceito, não é só um trabalho artístico é filosofia, algo que tende a adentrar a casas dos consumidores e que traga confiança.

Então abordaremos uma das principais ciências do designer para falarmos da criação de marca.

Os elementos cruciais na construção da boa forma e criação de marca são:

A Sua Marca Merece um CarinhoA Empire Cuida da Sua Marca
  • Pregnância da Forma

  • A Proximidade

  • Fechamento

  • Equilíbrio

  • Harmonia

O estabelecimento de uma marca forte, que seja reconhecida pelo mercado e pela pessoas é primordial para o sucesso da empresa ou do seu negócio.

É importante que a marca esteja tão assimilada na cabeça das pessoas, que somente elas olhando o símbolo ou a logo elas já identifiquem o produto e tudo o que está relacionado a sua empresa ou negócio.

Segundo David Ogilvy fundador de uma grande agência de publicidade, marca é a soma intangível dos atributos de um produto: seu nome, embalagem, preço, sua história, reputação e maneira como ele é promovido.

A marca também é definida pela impressão dos consumidores sobre as pessoas que as usam, assim como a sua própria experiência pessoal, ou seja, ter uma boa marca é muito importante para o seu negócio.

Há várias formas e metodologias para a criação de marca, primeiramente trabalhe em cima de informações e atributos do seu negócio, e que a partir disso escolha um nome, identidade visual que constituirá a marca mais adequado e fiel possível a sua empresa ou negócio.

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1- Missão: Qual é a razão do seu negócio?

2- Produtos e Serviços: Quais produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio?

3- Diferencial: Existe um diferencial em relação a sua concorrência oferecido pelo seu negócio? Qual é esse diferencial?

4- Posicionamento:

  • Qual é o posicionamento da sua empresa?
  • Frente a empresa dos seus concorrentes, qual é o lugar que a sua empresa ocupa?
  • É a mais barata?
  • A mais eficiente?
  • É a que possui o melhor produto ou o melhor serviço?

5- Público: Qual é o público que consome a sua marca? Qual a faixa etária? Eles têm algo em comum?

Agora baseado nessas informações, que tal debater ideias com amigos e colaboradores, para que você tenha várias opções de nomes para escolher?

Selecione os que mais te agradam, e com calma você chegará em um bom nome, cuidado para não escolher um nome de outra empresa ou que o nome sugira algo ruim, depois de escolher o nome da sua empresa, vamos agora para a criação da identidade visual ou logomarca.

Logomarca é a forma que a sua empresa será representada

Normalmente é representada por um símbolo ou logotipo acoplado ao nome da sua empresa.

É importante que junto com isso você faça um manual de identidade visual, esse manual será composto pelo símbolo ou logotipo acompanhado do nome, as cores padrões que serão usadas em cartazes, banners, panfletos a fonte usada na logo e as regras para a aplicação de marca. Como por exemplo: Quais as cores de fundo que eu posso ou não aplicar na marca?

Neste caso você precisará da ajuda de um designer, aqui na Empire Digital você pode contar com o nosso designer de identidade visual e logomarca Rodrigo Garcia, altamente experiente e profissionalmente qualificado, agende uma consulta.

Com a marca em mãos, para evitar que seja usada por outra pessoa ou empresa, você precisa registrar ela entrando em contato com o INPI (INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL)

De acordo com o INPI uma marca pode ser um nome, símbolo ou uma figura para identificar uma empresa, produtos, serviços ou entidades.

Após concedido o registro da marca, ele é válido por 10 anos contados a partir da data de expedição do certificado, podendo ser estendidos por períodos iguais de 10 anos indefinidamente.

Aqui na Empire Digital ajudamos sua empresa ou negócio a trilhar essa expedição a caminho da sua marca.

Vamos deixar aqui algumas dicas de como deixar uma logotipo mais forte

Simplicidade deixa a logo atemporal, isso quer dizer que a logo vai funcionar por anos e anos sem ter problemas de ter que fazer alguma mudança, é aplicável na maior parte dos contextos.

Só de ver a imagem, você já deve ter lembrado da marca certo?

Neste exemplo vimos que menos é mais, evite colocar muitos efeitos e cores, muitos objetos e atributos.

Isso significa que a logo tem que ter um contexto próximo ao contexto ao que a logo será utilizada.

Exemplo, se você um neurocirurgião, você não pode ter um contexto muito divertido e se você tem uma sorveteria não dá pra ter um contexto muito sério.

Uma logo incorporada com Tradição é atemporal, o que vai superar a barreiro do tempo e vai continuar sendo uma marca forte e relevante independente das tendências que estão acontecendo.

Um bom exemplo disso é essa logo:

Logo de uma universidade de tradição e que não pode ser mudada com o passar dos anos, é simples e marca presença com o V e o formato de folhas no interior, representando bem as árvores no interior da universidade.

É aquela marca que batemos o olho e já reconhecemos, olha essa:

Não estamos incentivando a nada, mas esse é o melhor exemplo que poderíamos dar sobre Distinção de logo, se tirássemos o nome, mesmo assim a marca seria reconhecida.

Neste exemplo frisamos que uma empresa ser lembrada é dinheiro no bolso.

Quando uma logo usa símbolos impactantes é facilmente lembrada na próxima vez que for vista vão saber o que é e do que se trata.

A logo que usamos de exemplo é de um museu de ossos de baleias, eles contrataram um designer que fez um trabalho excelente, a logo que poderia ser muito sem graça tem formas de um navio e rabo de baleia  tornando visualmente mais interessante e que ficam gravada na memória facilmente.

Isso quer dizer que o logo tem que ser possível aplicar em diversos tamanhos e contextos.

Exemplo:

                                  

Essa dica é especialmente importante para o mercado de moda, o logo de exemplo pode ser aplicado em roupas, canecas, canetas etc…

A marca é uma empresa francesa, tem uma exibição marcante usando apenas uma única ideia, por isso de preferência a um único elemento.

Então é isso, aí estão as dicas para te ajudar a escolher uma boa logo para a sua empresa ou negócio.

Acredite a nossa equipe da Empire Digital é uma equipe comprometida em dar o melhor suporte para a sua empresa alavancar.

“A guerra de marketing será a guerra das marcas, uma competição de domínio de marcas.

O negócio e os investidores reconhecerão as marcas como os mais valiosos ativos de uma empresa.

Este é um conceito crítico, é uma visão de como desenvolver, fortalecer, defender e gerenciar um negócio.

Será mais importante dominar mercado do que possuir fábricas, e a única forma de dominar mercado é possuir marcas dominantes”

Larry Light

2019-02-08T14:49:15+00:00

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