7 Estratégias de marketing digital e como planejar sua própria campanha [Template]

Não há dúvida de que, no cenário moderno, grande parte da sua estratégia de marketing é digital. Consumidores e empresas estão quase sempre online – e você quer ser capaz de alcançá-los e observar seu comportamento onde eles passam a maior parte do tempo.

Mas quando você está crescendo, parece que essa paisagem em constante evolução pode rapidamente tornar-se opressiva. Já existe o suficiente para fazer – como você também deve criar, ajustar e manter uma estratégia de marketing digital ágil?

Compilamos uma lista de sete estratégias de marketing digital que os profissionais de marketing podem adaptar para ajudar suas equipes e empresas a crescer, bem como um curso intensivo sobre o significado da estratégia digital e campanhas de marketing. Em seguida, pegue sua coleção gratuita de modelos de marketing de conteúdo digital no final deste post.

O termo “estratégia” pode parecer intimidante, mas a construção de uma estratégia digital eficaz não precisa ser difícil.

Em termos simples, uma estratégia é apenas um plano de ação para atingir um objetivo desejado, ou múltiplos objetivos. Por exemplo, seu objetivo geral pode ser gerar 25% mais leads por meio de seu website este ano do que no ano passado.

Dependendo da escala do seu negócio, sua estratégia de marketing digital pode envolver várias estratégias digitais – cada uma com objetivos diferentes – e muitas partes móveis. Mas voltar a essa maneira simples de pensar sobre estratégia pode ajudá-lo a manter o foco em atingir esses objetivos.

Apesar da nossa simplificação do termo “estratégia”, não há dúvida de que pode ser difícil começar a construir um. Vejamos como é uma campanha de marketing digital e, em seguida, entraremos nos sete blocos de construção para ajudar você a criar uma estratégia de marketing digital eficaz para configurar seu negócio para o sucesso on-line.

O que é uma campanha de marketing digital?

É fácil confundir sua estratégia digital com suas campanhas de marketing digital, mas veja como distinguir as duas.

Como já descrevemos, sua estratégia digital é a série de ações que você toma para ajudá-lo a atingir sua meta de marketing abrangente. Suas campanhas de marketing digital são os blocos de construção ou ações dentro de sua estratégia que o levam a atingir essa meta.

Por exemplo, você pode decidir executar uma campanha compartilhando um dos seus conteúdos com melhor desempenho no Twitter para gerar mais leads por meio desse canal. Essa campanha faz parte da sua estratégia para gerar mais leads.

Aqui estão alguns outros exemplos bem conhecidos de campanhas de marketing digital e as estratégias que eles empregam.

1. GoPro

Estratégia digital: mídia ganhada, vídeo feito pelo usuário

A GoPro é famosa por suas incríveis cenas de ação no estilo ponto de vista, todas tiradas da lente olho de peixe clássica da empresa. O que você pode não saber é que grande parte do conteúdo de vídeo que você vê em seu canal do YouTube não foi feito pela GoPro, mas sim por seus usuários mais fiéis.

Ao preencher seu canal no YouTube com conteúdo de vídeo feito pelo usuário, a GoPro incentivou uma base inteira de pessoas ao ar livre a capturar imagens incríveis de suas aventuras e postá-las on-line – muitas vezes com créditos de volta à GoPro. Essa campanha de marketing digital em andamento tem defendido o uso do vídeo para divulgar a linha de produtos da GoPro – e muito do conteúdo é criado pelos próprios clientes.

Confira o vídeo abaixo, que a GoPro republicou, premiando o jogo de tiro original do vídeo por ser um dos melhores vídeos de sua categoria.

2. Linhas Delta Air

Estratégia digital: mídia própria, histórias do Twitter

Você não pensaria em uma companhia aérea como líder em marketing digital criativo, mas não subestime as histórias que eles podem contar nas mídias sociais (ênfase em “histórias”).

A Delta Air Lines é uma usuária prolífica de mídia social, especificamente no Twitter. A marca usa essa conta para envolver passageiros em potencial de várias maneiras que são oportunas e emocionalmente estimulantes. No mês passado, em homenagem ao Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama, a empresa começou a compartilhar histórias pessoais de funcionários da Delta diretamente através do feed do Twitter da empresa. Aqui está o começo do tópico de uma história, abaixo.

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Delta

@Delta

In honor of Breast Cancer Awareness Month, we’re sharing the stories of the survivors and fighters of our Delta family.

Amanda Ross, a Customer Care Supervisor, has been a Delta employee for 13 years and is actively fighting breast cancer. Read about her battle below.

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Twitter Ads info and privacy

3. Geico

Estratégia digital: mídia paga, anúncios precedentes do YouTube

Tudo que você precisa ouvir é a palavra “Geico” para lembrar que você pode economizar 15% ou mais em seu seguro de carro. Mas mesmo uma empresa com um slogan tão memorável pode se arriscar a incomodar seus compradores se sua campanha de marketing for muito longa.

É por isso que a Geico lançou uma série de anúncios no YouTube que admitem a brevidade do anúncio nos próprios vídeos.

Os anúncios precedentes são uma forma de conteúdo pago no YouTube, no qual você paga ao YouTube para exibir anúncios de 15 a 20 segundos à frente dos vídeos que têm o mesmo público do anunciante. Enquanto algumas empresas tentam espremer o máximo de mensagens que puderem nesse pequeno espaço, a Geico aproveitou a oportunidade para tirar sarro de si mesmo por ocupar seu tempo em primeiro lugar. Dessa forma, seus comerciais precedentes do YouTube são realmente divertidos. Confira um deles abaixo.

4. Wayfair

Estratégia digital: mídia própria, tags do Instagram

Wayfair, um comerciante de decoração e decoração, tem uma estratégia verdadeiramente inovadora no Instagram. Vamos apenas dizer que suas fotos não são apenas fotos.

O Instagram oferece às empresas uma oportunidade de mostrar a seus seguidores um lado mais íntimo da marca, levantando a cortina do negócio para mostrar aos funcionários e eventos que fazem da organização o que ela é. Para a Wayfair, no entanto, o Instagram não é apenas um jogo cultural – é uma página de compra.

Usando as tags de produto do Instagram , a Wayfair tirou algumas de suas fotos mais bonitas de interiores para o Instagram e as etiquetou com etiquetas de produtos e preços. É uma campanha de marketing digital que mostra às pessoas exatamente quanto custa cada item na foto, ajudando a Wayfair a gerar compradores diretamente de sua conta no Instagram. Confira um exemplo abaixo.

Campanha de marketing digital da Wayfair usando tags de compras do Instagram em uma foto da mobília da sala de estar

5. Mastercard

Estratégia digital: mídia própria, blog de viagens

A Mastercard baseia sua marca nas histórias e aventuras que os portadores de cartões fazem. Mas de que serve uma marca baseada em viagens sem uma campanha de marketing digital baseada em viagens para acompanhá-la?

O Priceless Cities , o blog de viagens da Mastercard, oferece aos leitores um recurso de viagem para acompanhar os cartões de crédito que ajudam a pagar pelos destinos desses leitores. É uma boa ideia, já que permite que a empresa se alinhe melhor não apenas com as coisas que os clientes compram, mas com os lugares para onde os clientes vão. Confira o blog aqui .

6. Valores Mobiliários do ETF

Estratégia Digital: Mídia paga, LinkedIn

A ETF Securities é um pequeno serviço de gestão de ativos com sede na Austrália, atendendo gerentes de patrimônio e investidores na Europa. Como o serviço que prestam é muito complexo, a empresa descobriu onde seus clientes mais participavam – o LinkedIn – e patrocinava conteúdo pago nessa plataforma que gera mais interesse em investimentos e ajuda os clientes a tomar decisões financeiras mais inteligentes.

Com esta campanha digital, a ETF Securities obteve um crescimento de 95% ano a ano em seus seguidores no LinkedIn.

etf-securities-sponsored-content-linkedin

7. Red Bull

Estratégia digital: mídia própria, notícias de estilo de vida

A Red Bull tornou-se mais conhecida por patrocinar esportes radicais do que a bebida energética que vende. É um ajuste natural para os tipos de pessoas que a bebida atrai. Mas ao invés de criar conteúdo digital na indústria de bebidas energéticas, a Red Bull captura seu público com artigos e vídeos sobre os últimos acontecimentos na comunidade de esportes radicais.

Nesta campanha de marketing digital, a Red Bull nos ensina que o que você vende nem sempre é a estratégia de conteúdo ideal. Pelo contrário, é o estilo de vida que seus clientes vivem. Confira o site da empresa aqui .

Página inicial do blog da Red Bull com uma campanha de marketing digital focada em esportes radicais

É importante notar que, mesmo que uma campanha seja executada ao longo de alguns anos, ela não é uma estratégia – é uma tática que acompanha outras campanhas para dar suporte a uma estratégia de marketing maior . Por exemplo, a ETF Securities (citada acima) organizou uma campanha para aumentar seus seguidores no LinkedIn, usando a estratégia digital de conteúdo patrocinado (uma forma de mídia paga). Essa campanha estratégica pode ser uma pequena parte de uma estratégia de marketing digital maior que serve para gerar mais leads para um de seus produtos ou linhas de negócios.

Agora que estamos familiarizados com as noções básicas de estratégia digital e campanhas de marketing digital, vamos aprender como criar sua estratégia.

1. Construa suas personas de comprador.

Para qualquer estratégia de marketing – offline ou online – você precisa saber para quem está fazendo marketing. As melhores estratégias de marketing digital são construídas com base em personas detalhadas do comprador, e o primeiro passo é criá-las. (Precisa de ajuda? Comece aqui com nosso kit de persona comprador grátis. )

As personas do comprador representam seu (s) cliente (s) ideal (is) e podem ser criadas pesquisando, inspecionando e entrevistando o público-alvo da sua empresa. É importante observar que essas informações devem ser baseadas em dados reais sempre que possível, pois fazer suposições sobre seu público pode fazer com que sua estratégia de marketing tome a direção errada.

Para obter uma imagem arredondada da sua persona, seu pool de pesquisa deve incluir uma mistura de clientes, clientes em potencial e pessoas fora do banco de dados de contatos que se alinham ao público-alvo.

Mas que tipo de informação você deve reunir para sua própria persona (s) de comprador para informar sua estratégia de marketing digital? Isso depende dos seus negócios e é provável que varie dependendo se você é B2B ou B2C ou se seu produto é de alto custo ou baixo custo. Aqui estão alguns pontos de partida, mas você vai querer ajustá-los, dependendo do seu negócio em particular.

Informação quantitativa (ou demográfica)

  • Localização. Você pode usar ferramentas de análise da web , como o Google Analytics, para identificar com facilidade de onde vem o tráfego do seu website.
  • Era. Dependendo do seu negócio, isso pode ou não ser relevante. É melhor coletar esses dados identificando as tendências em seu banco de dados de cliente e prospecto existente.
  • Renda. É melhor reunir informações confidenciais, como renda pessoal, em entrevistas de pesquisa pessoal, pois as pessoas podem não estar dispostas a compartilhá-las por meio de formulários on-line.
  • Titulo do trabalho. Isso é algo que você pode ter uma idéia aproximada de sua base de clientes existente e é mais relevante para empresas B2B.

Informação qualitativa (ou psicográfica)

  • Objetivos Dependendo da necessidade que seu produto ou serviço foi criado para veicular, talvez você já tenha uma boa ideia de quais metas sua persona deseja atingir. No entanto, é melhor cimentar suas suposições falando com os clientes, bem como representantes internos de vendas e atendimento ao cliente.
  • Desafios Mais uma vez, fale com clientes, representantes de vendas e atendimento ao cliente para ter uma ideia dos problemas comuns que seu público enfrenta.
  • Hobbies e interesses. Fale com clientes e pessoas que se alinham com seu público-alvo. Se você é uma marca de moda, por exemplo, é útil saber se grandes segmentos de seu público também estão interessados ​​em condicionamento físico e bem-estar, pois isso pode ajudar a informar sua futura criação de conteúdo e parcerias.
  • Prioridades Fale com clientes e pessoas que se alinham com seu público-alvo para descobrir o que é mais importante para eles em relação ao seu negócio. Por exemplo, se você é uma empresa de software B2B, saber que seu público valoriza o suporte ao cliente por um preço competitivo é uma informação valiosa.

Pegue esta informação e crie uma ou mais personas arredondadas, como o Marketing Molly abaixo, e garanta que elas estejam no centro da sua estratégia de marketing digital.

Formulário HubSpot para adicionar uma persona de comprador a uma estratégia de marketing digital

2. Identifique seus objetivos e as ferramentas de marketing digital que você precisará.

Seus objetivos de marketing devem sempre estar ligados aos objetivos fundamentais do negócio. Por exemplo, se o objetivo de sua empresa é aumentar a receita on-line em 20%, sua meta como profissional de marketing pode ser gerar 50% a mais de leads através do website do que no ano passado para contribuir com esse sucesso.

Seja qual for o seu objetivo abrangente, você precisa saber como medi-lo e, mais importante, realmente ser capaz de medi-lo (por exemplo, ter as ferramentas certas de marketing digital para fazê-lo). Como você mede a eficácia de sua estratégia digital será diferente para cada negócio e dependente de seus objetivos, mas é vital garantir que você seja capaz de fazê-lo, pois são essas métricas que ajudarão você a ajustar sua estratégia no mercado. futuro.

Se você é um cliente da HubSpot, o complemento Reporting no seu software HubSpot reúne todos os seus dados de marketing e vendas em um só lugar, para que você possa determinar rapidamente o que funciona e o que não funciona.

Relatório gráfico do HubSpot sobre campanha digital

3. Avalie seus canais e ativos digitais existentes.

Ao considerar seus canais ou recursos de marketing digital disponíveis para incorporar em sua estratégia, é útil considerar primeiro o quadro maior para evitar ficar sobrecarregado. A estrutura de mídia de propriedade, obtida e paga ajuda a categorizar os ‘veículos’, ativos ou canais digitais que você já está usando.

Mídia Própria

Isso se refere aos ativos digitais que sua marca ou empresa possui – seja o seu website, os perfis de mídia social, o conteúdo do blog ou as imagens. Os canais de propriedade são as coisas sobre as quais sua empresa tem controle total. Isso pode incluir alguns conteúdos externos que você possui, mas não está hospedado em seu site, como um blog que você publica no Medium, por exemplo.

Media conquistada

Muito simplesmente, a mídia ganhada se refere à exposição que você ganhou através do boca-a-boca. Se o conteúdo que você distribuiu em outros sites (por exemplo, guest posts), o trabalho de RP que você tem feito ou a experiência do cliente que você entregou, a mídia ganhada é o reconhecimento que você recebe como resultado. Você pode ganhar mídia obtendo menções de imprensa, críticas positivas e por outras pessoas compartilhando seu conteúdo nas mídias sociais, por exemplo.

Mídia paga

A mídia paga é um pouco auto-explicativa no que o nome sugere – e refere-se a qualquer veículo ou canal em que você gaste dinheiro para chamar a atenção de seus compradores. Isso inclui coisas como o Google AdWords, postagens pagas de mídia social, publicidade nativa (como postagens patrocinadas em outros sites) e qualquer outra mídia pela qual você paga diretamente em troca de visibilidade.

Reúna o que você tem e categorize cada veículo ou ativo em uma planilha, para que você tenha uma imagem clara da sua mídia existente, adquirida e paga.

Sua estratégia de marketing digital pode incorporar elementos de todos os três canais, todos trabalhando juntos para ajudá-lo a atingir sua meta. Por exemplo, você pode ter um conteúdo de propriedade em uma página de destino em seu website que foi criada para ajudar você a gerar leads. Para ampliar o número de leads que o conteúdo gera, você pode ter feito um esforço real para torná-lo compartilhável, ou seja, outros estão distribuindo-o por meio de seus perfis de mídia social pessoais, aumentando o tráfego para a página de destino. Esse é o componente de mídia ganho . Para apoiar o sucesso do conteúdo, você pode ter postado sobre o conteúdo em sua página do Facebook e pago para que seja visto por mais pessoas em seu público-alvo.

É exatamente assim que os três podem trabalhar juntos para ajudá-lo a alcançar seu objetivo. Claro, não é obrigatório usar todos os três. Se os seus meios de propriedade e ganhos forem bem-sucedidos, talvez você não precise investir em pagamentos. É tudo sobre como avaliar a melhor solução para atingir seu objetivo e, em seguida, incorporar os canais que funcionam melhor para o seu negócio em sua estratégia de marketing digital.

Agora você sabe o que já está sendo usado, você pode começar a pensar sobre o que manter e o que cortar.

4. Audite e planeje suas campanhas de mídia próprias .

No coração do marketing digital está sua mídia própria, que quase sempre assume a forma de conteúdo. Cada mensagem que sua marca transmite geralmente pode ser classificada como conteúdo, seja sua página “Sobre nós”, descrições de produtos, postagens em blogs, e-books, infográficos ou postagens em mídias sociais.

O conteúdo ajuda a converter os visitantes do seu website em leads e clientes e ajuda a elevar o perfil da sua marca on-line. Além disso, quando otimizado, também pode impulsionar qualquer esforço que você tenha em torno do tráfego orgânico / de pesquisa. Qualquer que seja seu objetivo, você precisará usar o conteúdo de propriedade para formar sua estratégia de marketing digital.

Para construir sua estratégia de marketing digital, você precisa decidir qual conteúdo vai ajudá-lo a atingir suas metas. Se seu objetivo é gerar 50% mais leads através do website do que no ano passado, é improvável que sua página “About Us” seja incluída em sua estratégia – a menos que essa página tenha sido de alguma forma uma máquina de geração de leads no site. passado.

É mais provável que um e-book controlado por um formulário em seu website apresente muito mais leads e, como resultado, isso possa ser algo que você queira fazer mais. Aqui está um breve processo a seguir para descobrir o que possuía conteúdo que você precisa para alcançar seus objetivos de marketing digital:

Audite seu conteúdo existente.

Faça uma lista do seu conteúdo existente e classifique cada item de acordo com o que já teve melhor desempenho em relação às suas metas atuais. Se o seu objetivo é gerar leads, por exemplo, classifique-os de acordo com o que gerou mais leads no ano passado. Isso pode ser um post específico de um blog, um e-book ou até mesmo uma página específica do seu site que esteja convertendo bem.

A ideia aqui é descobrir o que está funcionando atualmente e o que não está, para que você possa se preparar para o sucesso ao planejar conteúdo futuro.

Identifique lacunas no seu conteúdo existente.

Com base nas suas personas de comprador, identifique quaisquer lacunas no conteúdo que você possui. Se você é uma empresa de ensino de matemática e descobriu em seu público que um dos maiores desafios da sua persona é encontrar maneiras interessantes de estudar, mas você não tem nenhum conteúdo que mostre essa preocupação, então você pode criar alguns .

Examinando sua auditoria de conteúdo, você pode descobrir que os ebooks hospedados em um determinado tipo de página de destino são muito bons para você (muito melhor do que os webinars, por exemplo). No caso desta empresa de matemática, você pode tomar a decisão de adicionar um ebook sobre “como tornar o estudo mais interessante” para seus planos de criação de conteúdo.

Crie um plano de criação de conteúdo.

Com base nas suas descobertas e nas lacunas que você identificou, crie um plano de criação de conteúdo descrevendo o conteúdo necessário para ajudá-lo a atingir suas metas. Isso deve incluir:

  • Título
  • Formato
  • Objetivo
  • Canais promocionais
  • Por que você está criando (por exemplo, “Marketing Molly se esforça para encontrar tempo para planejar o conteúdo de seu blog, então estamos criando um calendário editorial de modelo”)
  • Nível de prioridade (para ajudá-lo a decidir o que lhe dará mais “retorno por seu dinheiro”)

Essa pode ser uma planilha simples e também deve incluir informações de orçamento, se você estiver planejando terceirizar a criação de conteúdo ou uma estimativa de tempo, se estiver produzindo por conta própria.

5. Audite e planeje suas campanhas de mídia ganhas .

Avaliar sua mídia ganha anterior em relação a suas metas atuais pode ajudar você a ter uma ideia de onde concentrar seu tempo. Veja de onde vem o tráfego e os leads (se esse for o seu objetivo) e classifique cada fonte de mídia obtida do mais eficiente para o menos eficiente.

Você pode obter essas informações em ferramentas como o Google Analytics ou os Relatórios de fontes no seu software HubSpot.

Fontes no painel de análise de tráfego no HubSpot

Você pode descobrir que um artigo específico que você contribuiu para a imprensa do setor gerou muito tráfego qualificado para seu website, que por sua vez se converteu muito bem. Ou você pode descobrir que o LinkedIn é onde você vê a maioria das pessoas compartilhando seu conteúdo, o que, por sua vez, gera muito tráfego.

A ideia aqui é criar uma imagem do que a mídia ganha ajudará a alcançar seus objetivos e o que não será, com base em dados históricos. No entanto, se houver algo novo que você queira tentar, não descarte isso apenas porque ele ainda não foi testado e testado.

6. Audite e planeje suas campanhas de mídia paga .

Esse processo envolve muito do mesmo processo: você precisa avaliar sua mídia paga existente em cada plataforma (por exemplo, Google AdWords, Facebook, Twitter etc.) para descobrir o que provavelmente ajudará você a atingir suas metas atuais.

Se você está gastando muito dinheiro no Google AdWords e não viu os resultados esperados, talvez seja hora de refinar sua abordagem ou descartá-la completamente e se concentrar em outra plataforma que parece estar gerando melhores resultados. ( Consulte este guia gratuito do Google AdWords para saber mais sobre como aproveitar isso para negócios .)

No final do processo, você deve ter uma ideia clara de quais plataformas de mídia paga deseja continuar usando e quais delas (se houver) deseja remover da sua estratégia.

7. Traga tudo junto.

Você fez o planejamento e a pesquisa e agora tem uma visão sólida dos elementos que irão compor sua estratégia de marketing digital. Aqui está o que você deve ter até agora:

  1. Limpar perfil (is) de sua (s) pessoa (s) compradora (s)
  2. Um ou mais objetivos específicos de marketing
  3. Um inventário dos seus meios de propriedade, ganhos e pagos existentes
  4. Uma auditoria dos seus meios de propriedade, ganhos e pagos existentes
  5. Um plano de criação de conteúdo ou uma lista de desejos de propriedade

Agora, é hora de juntar tudo isso para formar um documento de estratégia coeso. Vamos revisitar o que a estratégia digital significa: a série de ações que o ajudarão a atingir seu (s) objetivo (s) usando o marketing on-line.

Por essa definição, o seu documento de estratégia deve mapear a série de ações que você vai tomar para alcançar seus objetivos, com base em sua pesquisa até este ponto. Uma planilha é um formato eficiente – e, por uma questão de consistência, você pode achar mais fácil mapear de acordo com a estrutura de mídia adquirida, adquirida e paga que usamos até agora.

Você também precisará planejar sua estratégia por um período de longo prazo. Normalmente, algo como 12 meses é um bom ponto de partida, dependendo de como sua empresa está configurada. Dessa forma, você pode sobrepor quando estiver executando cada ação. Por exemplo:

  • Em janeiro, você pode começar um blog que será continuamente atualizado uma vez por semana, durante todo o ano.
  • Em março, você pode lançar um novo e-book, acompanhado de promoção paga.
  • Em julho, você pode estar se preparando para o seu maior mês comercial – o que você espera ter observado neste momento que influenciará o conteúdo que você produz para apoiá-lo?
  • Em setembro, você pode planejar se concentrar na mídia conquistada na forma de relações públicas para gerar tráfego adicional durante a corrida.

Ao adotar essa abordagem, você também está criando um cronograma estruturado para sua atividade, o que ajudará a comunicar seus planos aos colegas – sem mencionar que talvez até ajudem a mantê-lo são.

Seu caminho para o sucesso da estratégia de marketing digital

Seu documento de estratégia será muito individual para o seu negócio, e é por isso que é quase impossível criar um modelo de estratégia de marketing digital do tipo “tamanho único”. Lembre-se, o propósito do seu documento de estratégia é mapear as ações que você vai tomar para atingir sua meta durante um período de tempo – contanto que isso seja comunicado e, em seguida, você estabeleceu as bases da criação de uma estratégia digital. .

Se você está ansioso para construir uma estratégia realmente eficaz para ajudar a expandir seus negócios, confira abaixo nossa coleção gratuita de modelos de marketing de conteúdo.

2018-12-17T16:05:31+00:00

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